segunda-feira, 30 de maio de 2011

Homem desconhecido

Voltando do centro de São Paulo aqui na grande capital, na Estação de metrô Sé, vi um cara deficiente com sorriso no rosto. Era uma daquelas pessoas que fazem malabarismos no farol.
Quanta simplicidade... quanta beleza no sorriso daquela pessoa, que dá o sangue pra conseguir o que comer no meio da garoa e do vento frio desta selva de pedra.
A pessoa era pobre, e para quem a visse alí, sua expectativa de vida era 'relativamente' baixa.. Aquela pobre pessoa, rica de esperança no rosto.. de força e de fé.
A vida é sim surpreendente quando vista com bons olhos. Não há dinheiro que compre a felicidade do momento em ser quem ele realmente era.
Você sente as coisas, também com as dificuldades dos outros e se coloca na frente.. como se isso fosse um problema seu. Sim!
Você pode até pensar que não.. mas se pararmos para refletir, a felicidade vence qualquer barreira, dificuldades...  Vence todo o mal que existe no mundo. Basta, você também acreditar, lutar.. Sem ter medo do futuro, do segundo após o outro.. porque quem vence é como a pessoa do farol, uma pessoa batalhadora com algum objetivo.
Para mim, também um exemplo de vencer todas as barreiras, todas as dificuldades com o poder de um simples sorriso. ( Qual dei-me a lembrança de uma pessoa ao ver o sorriso daquele pobre cidadão)
No meio de tantos milhões.. Não sei o seu nome, mas nunca esquecerei aquela brilhante e impressionante cena... Do homem desconhecido, deficiente e com a fé cheia de saúde.
Aqui em São Paulo, a cidade cinzenta, umída e cheias de prédios, concretos, luxo e favelas, também tem pessoas assim. Ignorada, esquecida porém feliz!
E assim, se toca a vida!
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Frases

“Antigamente era mais difícil se informar e tomar consciência. Hoje, com as novas tecnologias, com a informática, qualquer pessoa com uma curiosidade mais aguçada pode perceber o mundo como ele é.”


Milton Santos - geógrafo baiano documentariado por Sílvio Tendler, em "Encontro com Milton Santos - o mundo globalizado visto do lado de cá" (vale assistir). 1926 - 2001




“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.


Horace Walpole - romancista inglês aristocrata, foi "Conde de Oxford". 1717 - 1797



"A massa sustenta a marca; a marca sustenta a mídia; e a mídia controla a massa."

George Orwell (Eric Arthur Blair) - Escritor e jornalista inglês. 1903 - 1950



"Quem quer que seja que ponha as mãos sobre mim para me governar é um usurpador, um tirano e eu o declaro meu inimigo."

Pierre-Joseph Proudhon -  filósofo político e econômico francês. 1809 - 1865



A sabotagem do ensino, a desinformação, a narcotização pelas mídias e a violência contra os pobres de grana são planejadas, comandadas, executadas e consentidas pelos pobres de espírito.

Eduardo Marinho - 1960 e, ainda, vivo.

Mind

Uma consistência é o Hobgoblin de mentes pequenas.